Fotografias, filmes, fardamentos ou um carro antigo são algumas das peças que se encontram patentes no Museu do Som e da Imagem (MSI), em Vila Real, para assinalar os 120 anos dos Bombeiros Voluntários de Vila Real e Cruz Verde. A exibição, que junta os acervos históricos de cada uma das instituições, estará aberta até ao dia 28 de Fevereiro de 2011, o que para o director do Teatro de Vila Real, Vítor Nogueira, representa um “enorme investimento” da parte do museu.

A Corporação dos Bombeiros de Vila Real foi fundada oficialmente a 1 de Janeiro de 1891, por Avelino Patena, que, na altura, ocupava o cargo de presidente da Câmara Municipal vila-realense. E para comemorar a efeméride, o MSI apresenta, em conjunto com a associação de bombeiros, uma exposição que mostra os principais eventos que marcaram a sua história. “Juntámos esforços e conseguimos um conjunto alargado de fotografias de alguns dos melhores fotógrafos que passaram por Vila Real e pela região ao longo dos séculos XIX e XX”, sublinhou, ao E-feito, Vítor Nogueira. O processo de constituição da “mais antiga corporação em funcionamento na cidade” começou no ano anterior, 1890, estendendo-se por 12 meses. E por esta razão, o MSI entendeu inaugurar a exibição ainda este ano.

Neste âmbito, no espaço do museu, os visitantes poderão encontrar “fotografias inéditas”, documentos, imagens em movimento e peças que, segundo o responsável, confere um “valor acima” do que se esperava. Como exemplos, estão expostas fotografias do “baptismo da ambulância Pontiac”, datada de 1952, do “funeral das oito vítimas da explosão de fogo-de-artifício na romaria da Sra. Da Pena” ou da “chegada do pronto-socorro Dodge na Avenida Carvalho Araújo”, em 1929.

O trabalho de recolha arrancou no início de 2010 e, neste momento, a poucos dias do novo ano e do aniversário da corporação, o MSI tenta, assim, “recordar e divulgar o passado” de uma associação centenária. “São razões de sobra para visitar a exposição, não só para conhecer a história dos bombeiros, mas também pelo valor da iconografia exposta. Muitas das imagens permitem conhecer o urbanismo na cidade de Vila Real.”


Por: Ana Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário