Dois professores do Departamento de Educação e Psicologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Helena Santos e José Lopes, publicaram o livro “O Professor faz a diferença” que aborda as estratégias e métodos de ensino mais eficazes na aprendizagem dos alunos.



Os dois autores, ao longo destes últimos anos, constataram que a influência do professor é superior a factores como o ambiente familiar do aluno, a sua origem étnica e nível socio-económico, a sua motivação e potencial intelectual, comprovando que aquilo que os professores fazem na sala de aula é o principal factor que determina a aprendizagem e o sucesso dos alunos.
Esta obra lançada pela editora Lidel, procura responder a uma questão que consideram essencial: que práticas e características dos professores estão afinal mais directamente relacionadas com uma aprendizagem eficaz dos alunos?
Helena Santos Silva doutorou-se em 2001 na área de Formação de Professores e é desde 2007 Professora Associada no Departamento de Educação e Psicologia da UTAD, onde desenvolve a sua actividade profissional no âmbito da formação inicial, contínua e pós-graduada de professores. É co-autora de dois livros de educação, nomeadamente da obra “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula”, publicada pela Lidel. Por sua vez, José Lopes doutorou-se em 1998 na Especialização de Psicologia da Educação e é desde 2004 Professor Associado no mesmo Departamento da UTAD, onde é responsável pela formação inicial, contínua e pós-graduada de professores e de psicólogos. É autor e co-autor de vários livros nas áreas da psicologia e da educação, com destaque para o livro “A Aprendizagem Cooperativa na Sala de Aula”.

Por: Rita Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário