De 8 a 17 de novembro uma unidade móvel vai percorrer o país, no âmbito do Dia Mundial da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica) e, em simultâneo, o Dia Mundial do Não Fumador para um rastreio e aconselhamento acerca das doenças pulmonares. Esta iniciativa esteve ontem em Vila Real, em frente à Câmara Municipal, e pretendeu estimular o diagnóstico precoce como forma de combater uma das patologias com maior prevalência em Portugal.

A Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é uma doença que, progressivamente, retira a capacidade de respirar das pessoas. Os profissionais de saúde realizam espirometrias à população, de forma gratuita. Este tipo de exame ajuda a detetar a doença precocemente, o que irá possibilitar a aplicação de medidas dirigidas à prevenção relativas ao tabagismo, ao ambiente laboral e a hábitos de vida.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) atinja 210 milhões de pessoas em todo o mundo. Estes números chamaram a atenção de muitas organizações europeias e mundiais que já manifestaram a vontade de estender a outros países esta campanha de divulgação e aconselhamento.

Por: Tânia Carvalho

Sem comentários:

Enviar um comentário