Por: Cidália Monteiro
No dia 3 de dezembro assinala-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Em Vila Real, este dia será marcado pela realização do Seminário “D-eficiência - Do conceito à prática”, na Aula Magna da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD).
O evento é promovido por várias entidades, o Governo Civil do Distrito de Vila Real, Centro Distrital de Segurança Social de Vila Real, a UTAD, e as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do distrito com intervenção na área da Deficiência: ACAPO, APPACDM - Vila Real/Sabrosa, APC, ARDAD, APPACDM – Valpaços, CADAT, AFTAD - Flôr do Tâmega, NUCLISOL - Jean Piaget, A2000 e ainda o movimento Pais em Rede.
Em 1998, a ONU decidiu instituir o dia 3 de dezembro como o Dia Internacional da Pessoa com deficiência. O objetivo é fomentar uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e da igualdade entre todos os cidadãos.
Portugal foi dos primeiros países a assinar a convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre os direitos das pessoas com deficiência, no ano de 2007.
Por: Cidália Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário