O Programa Outono Polaco é uma iniciativa promovida pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) “através do Grupo de Estudos Alemães, em colaboração com a Embaixada da República da Polónia em Portugal”, afirma Michael Laub, professor de Alemão na UTAD.
No âmbito deste evento realizou-se uma conferência no passado dia 7 de Outubro sobre a exposição “A Década da Solidariedade 1979-1989”, que “contou com a participação de alunos e docentes, num total de cerca de 50 a 60 participantes”.
Este iniciativa trata-se da “continuação da "Semana Alemã" que aconteceu em 2009, dedicada ao tema "20 anos da Queda do Muro”. “De uma certa forma a revolução na República Democrata Alemã (RDA) e a
Queda do Muro é um resultado do processo da transformação na Polónia”, sublinha o professor de alemão.
A exposição "A década da Solidariedade 1979-1989" é uma exposição sobre o processo da transformação política/social na Polónia nos anos 80.
As iniciativas que estão previstas para assinalar esta efeméride são “a realização de um Ciclo de Cinema Polaco entre os meses de Janeiro e Fevereiro, bem como a organização de uma exposição de cartazes em torno da vida e obra de Chopin e a exibição de filmes sobre o compositor e o Movimento Solidariedade, eventos que terão lugar no Teatro Municipal de Vila Real”, adiantou Michael Laub.
Em Dezembro, irão decorrer algumas actividades, nomeadamente no dia 16, das 19h às 20h o Programa de Rádio, na Universidade FM sobre a Polónia. “O programa será feito pelos alunos do curso de LRE, inscritos na opção Alemão”.
Sem comentários:
Enviar um comentário