Por: Ana Teixeira
Numa sociedade massificada, com comportamentos estandardizados, torna-se relevante avançar com estudos que analisem a metamorfose que a actual sociedade contemporânea está a viver. O consumismo, entendido no sentido amplo, é o responsável, segundo vários estudiosos, da decadência e de perda de valores sociais e morais. E o mundo música é um dos que pode contribuir para se entender as mudanças que se estão a verificar. Hoje, a generalidade da música apresentada é única e exclusivamente para consumir e, passado uns dias, deitar fora. E aqui, não menosprezando o valor da cantora e os seus aficionados, Lady Gaga insere-se na perfeição, pelo menos na minha opinião.
No entanto, o que faz uma determinada artista alcançar a fama e o protagonismo como Lady Gaga alcançou? Que situações, que comportamentos despoletaram este boom musical a nível mundial?
Roupas arrojadas (quem não se lembra do famoso vestido de carne?) e fora do comum, atitudes que muitas vezes ultrapassam a normalidade: tudo isso forma um ambiente em que as pessoas se revêem ou, pelo menos, gostariam de estar. Sentir-se-á a sociedade reprimida? Será que o desenvolvimento provocou, ao invés, um medo injustificável de mostrar quem realmente somos? Será que a generalidade não partilha dos actuais valores vigentes na sociedade ou será que eles apenas se desvaneceram?
Os estudantes que poderão frequentar este curso serão uns felizardos. Não pela personagem em si, mas porque ela (Lady Gaga) é o perfeito exemplo de fama e mediatismo que os media e o público lhe dão. Como refere o professor responsável pelo curso na Universidade da Carolina do Sul, Mathieu Deflem, o objectivo é fazer um estudo sociológico. “This is not a course in Lady Gaga but in sociology. It is also not a course about Lady Gaga as much as about the culture of the fame as exemplified by the case of Lady Gaga” (www.gagacourse.net).
Por outro lado, com a criação de um curso deste âmbito, é a educação superior que está também a acompanhar e a “usar” as novas tendências, os novos comportamentos sociais contemporâneos para efectuar estudos. O fenómeno Lady Gaga irá contribuir assim para compreender o que leva as massas a gostar dela, da sua performance, das suas formas de vestir e de estar. Será um importante contributo para entender a evolução da sociedade e o que a actual oferta, neste caso, artística, está a provocar.
Os períodos conturbados em que se vive actualmente levam as pessoas a deslocarem a sua atenção para aquilo que não têm e que gostariam de ter: fama, mediatismo, dinheiro, luxo. O enriquecimento cultural e social destes alunos será provavelmente meio caminho percorrido para entender uma sociedade que é, cada vez mais, instável.
3 comentários:
A autora deste artigo é que é muito instável.
Nem imagina o quanto, sr.(a) anónimo(a)!
O senhor que fez o comentário relativo à autora do texto não é anónimo. Graças a uma avançada tecnologia de que dispomos, descobrimos quem é. Por questões de ética (que o senhor não sabe o que é) não dizemos o nome, mas fazemos uma breve descrição: pessoa invejosa, sem carácter, cobarde e que considera-se a si mesmo o melhor do mundo. Aviso: para a próxima, revelamos o nome do "anónimo".
Enviar um comentário