De acordo com um projecto da Câmara Municipal, em parceria com a empresa Corgobus, Vila Real terá novas paragens que darão informação em tempo real. Neste momento existe apenas uma, sendo ela, uma paragem piloto, situada na Alameda da Grasse, (junto ao Centro Comercial Dolce Vita).



Estas paragens dão informação do tempo de chegada do autocarro ao ponto de paragem. Futuramente irão também ter outras funcionalidades, tais como: anunciar por voz a chegada do autocarro e identificar a linha e dizer o destino, para que os invisuais possam ter acesso a esta informação, não dependendo da boa vontade de outras pessoas.

Poder-se-á também consultar o Cartão multiviagens/passe e saber o número de viagens disponíveis, dada também por voz esta mensagem. Poderá ainda funcionar como paragem a pedido, sendo que o autocarro só se deslocará ao local se, o passageiro, accionando um botão, “chamar” o autocarro. Esta será uma situação futura, em que a Corgobus poderá alargar a rede a zonas de menor densidade populacional, pois, por vezes, não se justifica a ida de uma viatura a um determinado local em todas as expedições.

Estes pontos de paragem, para além destas funcionalidades, tem outra vantagem importante, que é, serem autónomas. Através da energia solar conseguem armazenar energia suficiente para o seu funcionamento e também para estabelecer comunicações.

É um projecto que ainda está aguardar a aprovação, pois ainda há alguns detalhes a acertar, mas após isto, prevê-se a colocação destas paragens em cerca de 15 pontos da cidade. Na opinião da empresa Corgobus, este tipo de paragens, serão bastante úteis para os clientes.

É um projecto inovador que facilitará a vida a todos, não só aos invisuais, mas também, pessoas mais idosas e analfabetas, que por vezes não entendem o que está descrito nas paragens actuais.

Por Carina Teixeira

1 comentário:

Anónimo disse...

eis um texto estranho... nao tem declarações de nenhum responsavel. pergunto-me onde terá a jornalista descoberto estas informações. meus caros, errar é normal mas nao haverá por ai ninguem que corrija e chame a atençao para mais tarde fazer melhor?!

Enviar um comentário