A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), através do Grupo de Estudos Territoriais da Escola de Ciências e Tecnologia, realizou um seminário com o tema “Os transportes escolares e rurais - Do direito à mobilidade à mobilidade eficiente”, nos passados dias 14, 15, e 16 de Outubro.




O objectivo do mesmo passou por abordar a problemática dos transportes rurais, os seus problemas, desafios e oportunidades, bem como a problemática dos transportes escolares, a sua realidade nacional e as perspectivas futuras nos territórios com baixa densidade populacional.

Para debater este tema estiveram presentes os representantes de entidades locais e nacionais, entre os quais, Fernando Campos, vice-presidente da Associação Nacional de Municípios, Artur Cascarejo, presidente da Comunidade Intermunicipal do Douro e autarca de Alijó, Rui Monteiro, Comissão de coordenação e desenvolvimento regional do Norte, Ricardo Afondo, grupo Transdev Joalto, Manuel Martins, presidente da câmara municipal de Vila Real, entre muitos outros. O actual presidente do Partido Social Democrata (PSD), Pedro Passos Coelho tinha também uma intervenção neste seminário, o que acabou por não se confirmar.

Foram vários os presidentes de câmara do norte de Portugal que falaram da sua experiência autárquica. Para Artur Cascarejo “tem sido feito um esforço” no que diz respeito aos transportes rurais e escolares, apesar das “dificuldades”.

“Existe um problema de financiamento”, afirmou o autarca de Alijó. “As autarquias apenas são financiadas num quinto” nas despesas com a mobilidade simples. Além disso “a alteração da lei das finanças locais fez com que os municípios se endividassem ainda mais”, assegurou.

O seminário de carácter bianual subordinado ao tema da “Mobilidade Sustentável e dos Transportes Públicos” contou ainda com a projecção do filme “Pare, Escute e olhe”, na aula magna da UTAD.

Por Rita Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário