São 12 as bolsas no âmbito do Programa que une Portugal à Escola Médica de Harvard, cujas candidaturas já estão a decorrer e que terminam no dia 28 de outubro.




Dirigidas a investigadores e médicos de instituições de Ensino Superior, laboratórios, empresas e entidades públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que trabalham na investigação científica ligada à área da saúde, as bolsas têm como finalidade modernizar e melhorar a Medicina em Portugal, e o seu valor ascende os três milhões de euros.
O Programa Harvard Medical School Portugal engloba quatro concursos dirigidos a áreas distintas: serão concedidas seis bolsas, no máximo, a projetos cuja finalidade seja a produção de conteúdos e informação relacionados com a medicina. O objetivo é fomentar o desenvolvimento de conteúdos médicos e a utilização das novas tecnologias.
Três bolsas, no máximo, destinam-se a projetos de investigação clínica e de translação para criar uma maior capacidade de conhecimentos na área da saúde.
Para projetos de investigação clínica “Júnior”, existem mais duas bolsas, no máximo, e destinam-se a médicos que estejam ainda numa fase inicial da sua profissão, têm duração de 24 meses que se podem prolongar até 36 meses.
Existe uma bolsa apenas para projetos de investigação de tipo “Sénior” para médicos cujo tempo de carreira já é mais avançado, e a duração é também mais longa. Quatro anos de investigação feitos entre Portugal e os EUA.
Viabilidade, mérito inovador do projeto, mérito científico da equipa de investigação, bem como o contributo para acumulação de conhecimentos e competências na área, serão alguns dos parâmetros de seleção que vão permitir atribuir as bolsas aos candidatos. Caso haja empate entre os projetos, será dada prioridade àqueles que se enquadrem em áreas prioritárias do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
As candidaturas encerram às 17 horas do dia 28 de outubro.

Mais informações no site: www.hmsportugal.pt


Por Cidália Monteiro

Sem comentários:

Enviar um comentário