A cascata de Fisgas do Ermelo é uma cascata da Serra do Alvão, localizada junto à freguesia de Ermelo, concelho de Mondim de Basto, no distrito de Vila Real.

A cascata é uma das maiores quedas de Água de Portugal e da Europa. Numa absoluta verticalidade, através de uma grande barreira de quartzitos, forma um profundo socalco na rocha.

O Desnível Desta Apresenta cascata 200 metros de Extensão, cavados AO Longo dos milênios da SUA Existência Calmas Pelas Águas, perseverantes mas, do Rio Olo Nasce Que nenhuma Parque Natural do Alvão.Antes da Queda de Água encontram-se varias lagoas de Águas cristalinas Que despertam o Interesse EAo e Estudantes cidadaos vila-realenses.
Natural do Porto, Más a residir actualmente in Vila Real, Ana Costa, soube da Cascata de Fisgas "atraves De Um Grupo de Amigos" e Afirma Que Volta Lá "ALGUMAS Vezes", POIs consideração "Fantástico Lugar hum, Onde se respira Natureza" .
O Acesso parágrafo uma cascata de Fisgas do Ermelo serviços PoDE Feito Pelas Estradas Florestais Que ligam Lamas de Olo à Localidade de Ermelo, OU uma Partir de Mondim de Basto e Vila Real atraves da estrada EN304, e Junto à aldeia de Ermelo A Ponte Sobre o rio Olo. Não entanto, uma cascata de Fisgas hum e local Difícil de encontrar devido à Falta de Sinalização.


Fisgas poderão desaparecer
A Cascata de Fisgas de Ermelo PoDE serviços afectada devido à barragem de Gouvães da Construção. This Irá Fazer O Que com caudal do Rio Olo Reduzido SEJA AO Mínimo, prejudicando ASSIM uma Queda de Água.
Como Águas do rio Olo e Torno Vão SERVIR parágrafo Alimentar uma barragem de Gouvães e cál-SE ESTA Que Irá Produzir 153 giga wats de Energia Por Ano. Não entanto, se Este Projecto Aprovado para o Percurso natural do Rio vai Ficar comprometido, ASSIM afectando como Fisgas de Ermelo.

Por: Rita Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário