Quem vive e quem visita a cidade de Vila Real, e que aprecie a cultura, não pode deixar de passar nos quatro lugares culturais que lhe sugiro.
Em primeiro lugar, o Teatro de Vila Real. Um local que permite dar ao seu público, espectáculos de grande dimensão e qualidade.
omposto pelo Grande Auditório, o Pequeno Auditório, o Auditório Exterior o Foyer, a Sala de Exposições, a Sala Multiusos, a Galeria-Bar, o Café-Concerto, a Teatroteca, bares, esplanadas, amplos jardins (confinantes com o Parque do Corgo) e dois parques de estacionamento. As actividades do teatro passam sempre por uma parceria com a Rede Nacional de Teatros e com agentes e produtores nacionais. O Teatro a cada trimestre divulga um programa com variadíssimas actividades desde a música ao teatro, ao cinema, consegue preencher todos os gostos culturais.
A seguir, há dois museus que não podem deixar de ser visitados, pela sua ligação patrimonial com a região.
O Museu da Vila Velha, que se trata de ser o resultado das campanhas arqueológicas, realizadas pela Vila Velha nos últimos anos. Os trabalhos já realizados tiveram uma dimensão inacreditável. Para que este trabalho não termine, é necessário contribuir para um acumular de informação, através das exposições a realizar pelo Museu da Vila Velha. Ao mesmo tempo, o museu pretende aumentar o número de áreas arqueológicas visitáveis, para além das que já existem. A organização do espaço interior do Museu, com a distribuição de espaços por dois pisos, permite a definição de duas áreas expositivas: no piso inferior, uma área dedicada a exposições temporárias, de temática diversa; no piso superior, uma área para a realização de exposições de média duração, preferencialmente relacionadas com a arqueologia.
E o Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real, que é um museu regional. O seu objectivo é o conhecimento e a interpretação da região em que se insere, região muito rica em vestígios patrimoniais e com uma já longa tradição no domínio da investigação arqueológica.
O projecto do Museu que há todo um manancial de sítios, de informação com eles relacionada e de espólio que impõe proteger, valorizar, contextualizar e divulgar, para que a população possa olhar para o seu património como uma mais-valia e como factor de reconhecimento de uma identidade própria.
E por fim, pode passar no Undergreen, um Bar Associação. Trata-se de um espaço nocturno que se dedica à cultura, onde permite no seu próprio espaço, a colocação de exposições temporárias.
Por: Tânia Carvalho
Moradas:
· Museu Vila Velha: Rua de Trás-os-Muros, 5000-657 Vila Real
· Museu de Arqueologia e Numismática de Vila Real: Rua do Rossio, 5000-620 Vila Real
· Teatro de Vila Real: Alameda de Grasse – 5000-703 Vila Real
· Undergreen: Largo do Pioledo – 5000 Vila Real
Sem comentários:
Enviar um comentário