A partir de ontem, dia 22, o acesso e a requisição de certificados de habilitação estarão disponíveis através da internet. Uma nova medida do Programa Simplex 2010 que “vem criar aos estudantes do ensino superior a possibilidade de requerer e obter por via electrónica o seu certificado de habilitações”, segundo declarações da Presidência do Conselho de Ministros em comunicado.
Os discentes terão assim a oportunidade de adicionar o certificado aos seus currículos virtuais. Com este processo, qualquer entidade pode aceder aos currículos, através de um código, que permite o acesso aos documentos e confirma a sua validade. Questionados em relação a este tema a opinião dos alunos é semelhante.
César Ferreira e Sandra Soares, ambos licenciados em Ciências da Comunicação, têm opiniões unânimes em relação a esta medida. Consideram que, por um lado pode simplificar e facilitar o acesso à informação por parte dos principais interessados, os detentores dos diplomas, e a informação disponibilizada seria mais igualitária entre todos no mercado de trabalho, deixa de ser necessário enviar pedidos e um longo período de tempo à espera pelos certificados.
Porém, consideram que “não é legalmente e moralmente aceitável face ao direito de privacidade”. Elisabete Brizida, Mestre em Engenharia Zootécnica, atualmente a estudar Medicina Veterinária nos Açores, afirma ser bom para os alunos e para as empresas que têm acesso a uma informação credível disponibilizada pelas instituições de ensino superior. “No meu caso, em particular, ter-me-ia poupado muitos incomodos para obter o meu certificado quando vim estudar para os Açores, já para não falar que se poupa imenso papel”, explica.
Por: Cidália Monteiro
Sem comentários:
Enviar um comentário