Vila Real inaugurou o 1º de 11 postos de abastecimento de carros eléctricos, situado na avenida Carvalho Araújo. Com esta iniciativa, a cidade Vilarrealense integra o programa para a mobilidade eléctrica. 

Este programa que o governo apresentou integra uma rede piloto de cidades e tem como objectivo o abastecimento de veículos eléctricos. Será desenvolvido pelo consórcio de empresas portuguesas constituído pela EFACEC, EDP Inovação, Novabase, Critical Software e o CEIIA.









A rede nacional de mobilidade pretende ser compatível com todas as marcas de veículos eléctricos e de fácil acesso, estando disponível em locais como parques de estacionamento públicos, centros comerciais, bombas de gasolina, hotéis, aeroportos, garagens particulares e nas vias públicas dos municípios. Esta rede pretende um incremento, para 2010, de 320 locais de abastecimento e de 1300 dentro de dois anos.Neste deste âmbito da mobilidade foram ainda desenvolvidas outras acções, em Vila Real, tais como: a apresentação do Projecto EcoMobireal, Sustainable Mobility for a Low Carbon City, a entrega de prémios dos concursos “A escola e o desenvolvimento sustentável” e as férias desportivas com biodiversidade.

O dia europeu sem carros também se desenvolve neste âmbito da mobilidade e realiza-se em Vila Real todos os anos.

Este ano não foi excepção, pela 9º vez consecutiva, e visou à sensibilização dos automobilistas e peões, através de uma campanha de rua que consistiu na distribuição de panfletos com várias mensagens, chamando atenção de quem conduz e de quem anda a pé, para alguns comportamentos de risco.

Estas são acções oferecem ao cidadão novas oportunidades de estar atento a tudo que o rodeia, promovendo a segurança de condutores e peões.

Por Carina Teixeira

Sem comentários:

Enviar um comentário