“State of play – Ligações perigosas” foi o filme seleccionado para dar início à primeira sessão do projecto “Ciclo de Cinema e Jornalismo”, que teve lugar no Complexo Pedagógico da Universidade e Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), no passado dia 27 de Outubro.


Este projecto surge no âmbito da unidade curricular “Animação e Multimédia” da licenciatura de Ciências da Comunicação, leccionada pelo professor João Simão e consiste na visualização de filmes relacionados com a actividade jornalística, visando desta forma dar continuidade ao projecto do ano anterior, intitulado Prespectiva.

No final do filme seguiu-se uma apresentação de alguns pontos-chave relativos ao jornalismo pelo docente João Simão, os quais serviram de tema para um debate entre os presentes.

O balanço desta primeira sessão foi “muito positivo”, apesar de os espectadores “não terem ficado todos até ao fim, devido ao filme ser bastante extenso”, refere João Simão. Contudo, as pessoas que participaram no debate mostraram-se interessadas.

“Foram debatidos bastantes assuntos relacionados com o jornalismo, o filme era muito rico em diferentes relações, como a evolução do jornalismo com os novos media e a internet”, explicou o docente.

Esta projecção teve bastante aceitação por parte do público, o que vai permitir criar outras sessões “quer na universidade, quer no centro da cidade, devido ao protocolo com o Clube de Vila Real”, ficando assim o projecto “mais aberto à população e não só aos estudantes”, adianta João Simão.

A segunda sessão do Ciclo de Cinema e Jornalismo é assim esperada para breve.


Por: Rita Martins

Sem comentários:

Enviar um comentário